marketing em si

Literacia 2021. O que é?

Por: Sofia Leitão Edu4WORD
https://pt.linkedin.com/in/sofia-leit%C3%A3o-91510112

Em 1972, nos manuais de treino das forças armadas dos EUA, começou a aparecer a designação de soft e hard skills para designar competências comportamentais.

O objetivo com as soft skills era humanizar os militares, fazendo com que estes prestassem um serviço com o foco no cidadão, fossem mais maleáveis e promovessem uma gestão mais agradável. Já as hard skills, são referidas com o objetivo de capacitar os militares para tarefas específicas da sua rotina formal. Ou seja, as soft skills agrupam características mentais e emocionais e as hard skills correspondem a capacidades técnicas, mais lógicas.

Desde esta data, todos os anos nos vemos confrontados uma uma lista cada vez maior de competências mudando também o TOP 5 de Soft Skills. Por exemplo, em 2015, o Top 5 das Soft Skills era: Resolução de Problemas, Trabalho de Equipa, Gestão de Pessoas, Pensamento Crítico e Negociação, em 2020: Resolução de Problemas continua em primeiro lugar seguida de Pensamento Crítico, segue-se a Criatividade, a Gestão de Pessoas e o Trabalho em Equipa.

Encontramos aqui uma dialéctica perfeita !! E em 2021?

Em 2021, o LinkedIn divulgou o seguinte TOP 5: 

  1. Capacidade de Adaptação
  2. Colaboração
  3. Criatividade
  4. Inteligência Emocional
  5. Persuasão

Interessante constatarmos que a Capacidade de Adaptação surge agora e consta no topo, certamente porque foi uma habilidade que todos nós tivemos que desenvolver necessariamente com a pandemia. Aliás, se analisarmos este TOP 5 verificamos que estas competências são exactamente o caminho que seguimos para passar / ultrapassar o confinamento. Certo?

E Literacia? O que é? Qual a ligação a este tema? Literacia,  no nosso século é muito mais do que Alfabetização. Efectivamente, são competências, são Soft Skills. Não é só saber ler, escrever e fazer contas, mas sim usar estes conhecimentos para viver em comunidade e trabalhar numa organização.

A literacia começa na Escola, continua sempre acompanhada pela casa e pela família, pelos nossos grupos de interesse e principalmente, pelas nossas vivências, as nossas experiências.

Abrir uma conta no banco, fazer um pagamento online, receber uma receita médica por sms e aviar a mesma na farmácia de serviço, entender porque os espanhóis fazem uma sesta ou porque os EUA têm notas de 1 dólar, saber interpretar descontos e impostos, escreve um postal e comprar um selo de correio são tarefas simples e necessárias e sendo assim, esta é a literacia do nosso século e o que precisamos desenvolver nos jovens em complemento à escola tradicional. É indispensável e fundamental para a nossa qualidade de vida, para sermos felizes e termos sucesso.

Em resumo, 2 dicas: para pouparmos dinheiro o melhor é usarmos notas como meio de pagamento e não cartões ou transferências online, e o melhor investimento que podemos fazer, a melhor forma de usarmos as nossas poupanças é em Educação / Formação. Soft Skills são o treino e a aplicação dos nossos conhecimentos em situações do dia a dia para nos conseguirmos adaptar aos tempos.

Sofia Leitão Edu4WORD – https://www.edu4word.com/