marketing em si

Estratégias de Marketing: O que são e como implementar?

Com o início de um novo ano há vista, um dos desafios diários das PME mantém-se: dificuldade na implementação de estratégias de marketing. A questão que se coloca: quais as estratégias que podem contribuir para expandir a sua notoriedade? Este é um dos vários questionamentos dos empresários e que, por vezes, a resposta não é tão evidente.

Na Marketing em Si sabemos as dificuldades que os empresários sentem em definir as bases estratégicas do seu negócio e avançar com a implementação e consistência de ações que gerem resultados a longo prazo. Porém, com a inevitável chegada do mês de dezembro, é altura de fazer um novo balanço para verificar se os objetivos traçados para 2022 foram atingidos e, no caso destes não terem sido alcançados, preparar a entrada do seu negócio com “o pé direito” no próximo ano.

Num dos últimos artigos que partilhámos no LinkedIn “Para quê trabalhar o Marketing?” respondemos a duas grandes questões:

  • De que forma devemos analisar o marketing?;
  • Quais são os objetivos de marketing?.

Estes são os primeiros pontos que devem ficar esclarecidos considerando que, como referimos o “marketing consiste num conjunto de ações para o mercado” e “atualmente já não se compram apenas produtos e/ou serviços, mas sim experiências”. Assim sendo, independentemente do tamanho da sua organização é fundamental assegurar a elaboração de um Plano de Marketing (poderão acompanhar aqui os pontos que abordámos num outro artigo divulgado no nosso blog com as análises consideradas na construção deste plano).

Posto isto, o que são estratégias de marketing?

Desde já é importante salientar que embora pareça que os conceitos “Estratégia de Marketing” e “Plano de Marketing” são parecidos, existem diferenças a considerar. De forma sucinta, o Plano de Marketing corresponde a um documento que detalha as ações necessárias a atingir os objetivos estipulados (de médio a longo prazo), investimentos, calendarização, responsáveis pela execução, entre outros.

Por sua vez, as Estratégias de Marketing consistem no conjunto de ações apresentadas e detalhadas no plano que, colocadas em prática e entre outras finalidades, possibilitam às empresas atingir as metas pré-estabelecidas. Quaisquer que sejam as ações pensadas, estas precisam fazer parte de um planeamento que avalie se poderão trazer retorno para o seu negócio, forma de materializá-las e monitorização constante para avaliar os resultados e “afinar”, sempre que necessário, as estratégias adotadas para irem ao encontro não apenas dos objetivos de marketing, mas também dos objetivos de negócio.

Qual a melhor estratégia de marketing para os seus objetivos?

Não existindo uma resposta-padrão é fundamental analisar-se cada caso como um desafio isolado (tornando-se mais fácil quando este processo é acompanhado por uma equipa que transporta experiências e resultados anteriores) ao existirem diversos fatores que necessitam ser considerados para que a estratégia vá ao encontro das características únicas de cada empresa.

Sendo já conhecidas as evidentes vantagens para as PME através da aposta em estratégias no digital, também é importante salientar que a ideia de que “o meu concorrente fez isto e teve ótimos resultados”, não é ponto de partida para optar por uma determinada ação em detrimento de outras pois, essa mesma ação dificilmente trará o mesmo retorno para o seu negócio: o público-alvo e o canal utilizado para a comunicação podem até ser o mesmo, mas a mensagem transmitida, vantagens competitivas e elementos diferenciadores não o são.

Sabendo igualmente que as marcas que não aparecem nos resultados do Google é como se não existissem para os utilizadores (abordámos esse tema aqui ao responder à questão “Porque as PME devem investir em marketing digital?”), também é verdade que as estratégias devem ser definidas face à realidade de cada negócio.

Convidamo-lo a refletir: sabe qual é a importância de definir uma boa estratégia de marketing? Evitamos o “acho que se fizermos isto vamos obter bons resultados” pois é-lhe possível alocar o investimento disponível (tema extremamente sensível para as PME, fundamentalmente quando se fala em investimentos para o marketing) em ações que lhe permitam chegar ao seu público (que público?).

Assim sendo, mesmo que não seja possível começar com uma estratégia composta por um conjunto abrangente de ações, exemplificando, website novo, comunicação nas redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube, entre outras), e-mail marketing, publicidade de rua, desenvolvimento de uma aplicação móvel, eventos presenciais e/ou digitais, entre outras ações, a estratégia certa passa por identificar o que a empresa consegue fazer num primeiro momento e manter consistência nessas ações.

É essencial analisar cada negócio e considerar a realidade do mesmo, porém existem elementos-chave que são indispensáveis para que a estratégia adotada traga os resultados pretendidos. Assim sendo, antes de passar para a ação, deve estipular:

  • Target: Sabe quem é o seu público-alvo? Considera ao detalhe os elementos que fazem parte do seu target e que representam parte do púbico com quem pretende comunicar? Tem conhecimento de como estes indivíduosse comportam, as suas características, motivações, desafios, entre outros?;
  • Canais de comunicação: Quais são os canais que utiliza atualmente para comunicar com o seu público? Será esse o local mais indicado para encontrar as suas personas ou será que existem outros “espaços” que não está a considerar e que podem ser um bom canal a apostar?;
  • Ferramentas especializadas: Quais são as ferramentas de marketing que utiliza ou que consideraria utilizar para implementar e avaliar a estratégia definida? Conhece as ferramentas mais indicadas para que a sua comunicação transmita uma imagem ainda mais profissionalizada e que lhe permitirão tomar novas decisões face aos resultados obtidos?;
  • KPIs indicados: Sabe quais são as melhores métricas a considerar para avaliar o sucesso da sua estratégia? Se tiver de avaliar o desempenho dos conteúdos divulgados nas redes sociais ou do investimento alocado em Google Ads, quais são os indicadores mais relevantes para definir futuras decisões?.

Este é o “segredo” para identificar a melhor estratégia de marketing para a sua empresa. Esta é a “fórmula de sucesso” que deve seguir para alcançar os objetivos do seu negócio.