“You can’t build a reputation on what you are going to do.” – Henry Ford

Henry Ford (1863-1947) – fundador da Ford Motor Company, revolucionou a vida de todos os indivíduos através da visão em tornar o carro prático e acessível – proferiu que “não podemos construir uma reputação sobre o que vamos fazer”. Na Marketing em Si acreditamos que a base de qualquer plano de marketing passa pela análise estratégica do presente sendo, posteriormente, complementada com a definição de ações a alavancar os negócios.

Fonte: meio&mensagem

Definir o que se pretende fazer pode trazer a sensação de crescimento para o negócio, porém o que esta citação nos demonstra é que os planos futuros não passam disso mesmo: planos para o futuro que não definem as empresas no presente.

É crucial para o sucesso de qualquer empresa que sejam definidos objetivos, ações a implementar e calendarizar estes pontos. Todos os negócios devem ter o seu próprio plano, todavia estas aspirações apenas poderão vir a definir o seu negócio se cumprir os tópicos definidos. Ninguém saberá dos objetivos de lançamento de produtos e/ou serviços, campanhas de comunicação criativas, aposta na conceção de eventos trazendo convidados renomados do setor de negócio, entre outros, caso não torne estes planos realidade.

Assim sendo, caso tenha planos para o futuro da sua empresa, procure estudar a melhor forma de os tornar realidade, investigue os melhores parceiros a auxiliá-lo nessa jornada. Ninguém irá analisar uma empresa por o que esta venha a fazer no futuro, funcionários, parceiros, fornecedores, clientes e potenciais clientes irão tirar as suas próprias conclusões pelo que a empresa fez até ao momento.

Fonte: FreeImages

Portanto, opte por adotar uma filosofia de “feito é melhor que perfeito, mas fazer bem feito faz toda a diferença no efeito”. A reputação de qualquer negócio é construída pelas ações que foram aplicadas e não nas ações que ficaram somente em papel, estas últimas nunca levarão o negócio até onde pretende que este chegue.

Desta forma, o mais correto a salientar é que o planeamento é uma das bases dos negócios. Assim sendo, deve-se estipular objetivos para o futuro e realizá-los da melhor forma possível (aceitando que, por vezes, precisamos de recorrer a parceiros para tirar as ideias do papel) de modo que, as ações delineadas sejam direcionadas para construção da reputação da empresa.

Leave a Reply