“The essence of strategy is choosing what not to do.” — Michael E. Porter

Michael Porter (1947) é conhecido por ser o fundador do campo da estratégia moderna e um dos pensadores mais influentes do mundo em gestão e competitividade. Segundo este, “a essência da estratégia é escolher o que não fazer”. Mas, como tomar esta decisão pode influenciar os negócios? Na Marketing em Si acreditamos que para definir bons objetivos é fundamental escolher agora o que pretendemos atingir e o que pode ficar para mais tarde.

Fonte: Managementweekly

A análise das 5 Forças de Porter é fundamental para o desenvolvimento da estratégia dos negócios, segundo esta teoria analisamos a ameaça de produtos substitutos, ameaça de entrada de novos concorrentes, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre os players.

Sendo que estas forças correspondem aos pilares de uma empresa torna-se crucial uma constante análise, visto que, se alguma das variáveis sofrer alterações, dever-se-á reavaliar o posicionamento estratégico do negócio.

O que se compreende da citação apresentada é que o planeamento tende a estar relacionado com o que se pretende fazer, ou seja, com os objetivos and como alcançá-los. Porém, o exercício que se realiza ao mesmo tempo e que tem bastante importância, é estabelecer o que não pretendemos fazer.

Estar ciente do que não fazer permitirá sustentar a nossa proposta única de valor – USP – e destacar o negócio no setor de atividade ao ter os objetivos alinhados com a sua visão, missão e valores.

Leave a Reply