You are currently viewing Saúde e bem-estar

Saúde e bem-estar

Qual o desafio que nos colocaram?

O cliente entrou em contacto com a Marketing em Si para angariação de clientes de modo a conseguir realizar formações regulares. O seu negócio está integrado no setor de saúde e bem-estar.

Tendo em conta que a Marketing em Si é uma consultora que se dedica a auxiliar no crescimento de negócios, considerámos relevante a aposta em redes sociais para atingir os objetivos traçados sendo “um meio para atingir um fim” uma vez que, esta ferramenta, permite ao cliente criar uma comunidade de seguidores que, posteriormente, venham a converter-se em alunos para as formações que pretende realizar.

Qual era o objetivo do cliente?

    • Obter de forma consistente grupos de alunos para formar turmas.
    • Captação de novos clientes e reforçar clientes atuais.
    • Crescimento da comunidade digital.

Neste projeto, o cliente que conta com mais de 2 décadas de atividade no setor de saúde e bem-estar, utiliza fundamentalmente as redes sociais – Instagram, Facebook and LinkedIn – para um contacto direto com a sua comunidade. Pretende criar e manter o relacionamento com seguidores através da partilha de conteúdos relevantes. Bem como, demonstrar um caminho de “profissionalização da marca”, apostando na consistência de publicações com recurso a imagem e texto cuidados.

O seu trabalho consiste num acompanhamento direto com os clientes analisando as diversas necessidades, aposta posteriormente num atendimento personalizado a cada um. Assim sendo, a metodologia utilizada consiste no atendimento presencial e/ou online, sendo que este último permitiu-lhe chegar a um maior número de pessoas ao anular as limitações geográficas.

Qual foi a hipótese de estratégia proposta ao cliente?

Na Marketing em Si, utilizamos uma metodologia de investigação para compreender, numa fase inicial, se os pilares estratégicos do negócio estão definidos para que consigamos apresentar uma série de ações a serem implementadas.

Assim sendo, após uma primeira análise, constatámos que a visão estratégica do negócio não estava estipulada nem tínhamos fundamentos suficientes para compreender detalhadamente o caminho que o cliente pretendia para o seu negócio.

Desta forma, propusemos trabalhar um conjunto de pontos que definissem a visão estratégica do negócio. Após esta consolidação, aconselhámos a implementação de um plano operacional através da execução de determinadas ações fundamentadas e que acompanhavam a visão estratégica inicialmente definida em conjunto com a Marketing em Si.

Para a implementação das ações propostas – website, gestão de redes sociais, e-mail marketing e criação de um evento online –, a Marketing em Si gere a conexão com os seus parceiros, de modo a fazer a ponte entre as necessidades do projeto assegurando, consequentemente, uma maior probabilidade de êxito na obtenção de resultados.

Como implementámos a estratégia proposta?

A Marketing em Si auxilia em todo o processo ao acreditarmos que, para o sucesso do projeto é crucial que exista uma comunicação constante entre o profissional e os seus clientes tendo em conta que para a implementação de determinadas estratégias, recorremos a parceiros com os quais trabalhamos para entregar valor ao cliente. Assim sendo, é necessário realizar um trabalho em conjunto com o cliente para definição dos briefings a serem entregues aos contactos selecionados para posterior realização das ações.

O cliente já tinha um website criado, porém após análise verificámos que este tinha uma fraca performance, não estava otimizado nem atualizado. Optámos pela criação de um novo website, sendo este executado de raiz por um dos nossos parceiros, não recorrendo a templates gratuitos – como o utilizado no site existente – para, desta forma, trabalharmos na identidade visual do negócio e o seu posicionamento. Nesta ação, para além de termos apostado numa nova imagem, selecionámos e organizámos a informação obrigatória de apresentação do negócio e, ao ter em conta o setor de atividade do cliente, considerámos que seria pertinente “alimentar” o site com artigos regulares – através da página “blog”.

Para a gestão de redes sociais foi definido que deveríamos apostar numa mudança visual dos posts, sendo que ao pretendermos passar pelos mesmos o conceito de “profissionalismo”, seria necessário recorrer a imagens e textos bem estruturados, cuidados e de fácil compreensão para a mensagem causar impacto ao ser naturalmente assimilada pelo público-alvo.

Este cliente já tinha uma lista de contactos, porém não sabia como tirar proveito para o seu projeto. Assim sendo, propusemos a implementação de uma estratégia de e-mail marketing para uma comunicação direta, apostando no conceito de “exclusividade” para estes clientes ao anteciparmos certas comunicações – artigos, campanhas a decorrer, divulgação de eventos, entre outras. Porém, tendo em conta o setor de negócio deste projeto foi crucial salientar que não poderíamos forçar a comunicação por esta via e que, apesar de termos de ter uma periodicidade estipulada, esta deveria ter um intervalo superior ao das restantes ações para conseguirmos enviar conteúdo relevante e não sobrecarregar a caixa de entrada dos contactos.

Tendo em conta o setor de atividade e a abordagem do cliente – atendimento personalizado e humanizado –, a criação de um primeiro evento online foi considerado como uma ação de cariz obrigatório. Deste modo, a conceção do evento permitiria ao
nosso cliente trabalhar igualmente a empatia com os clientes ao aproximar ainda mais a sua marca com os seus consumidores.

Quais foram os resultados alcançados?

Em traços gerais, o website tornou-se na plataforma que gerava maior angariação de contactos através do preenchimento do formulário para esclarecimentos ou marcações. Assim como a página de artigos que registou bons indicadores de interesse demonstrado por parte dos leitores na procura de artigos com informação considerada relevante para estes utilizadores.

As redes sociais registaram diferentes crescimentos: no Facebook conseguimos impactar um público com idade superior aos 40 anos; no Instagram ao chegarmos maioritariamente às idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos, registámos os maiores aumentos no número de visualizações total das stories, bem como nas interações com as publicações/stories e no arquivamento dos conteúdos publicados; no LinkedIn o cliente conseguiu chegar a outros negócios e, deste modo, passar a trabalhar sessões personalizadas porém focadas em B2B.

No e-mail marketing, conseguimos que o cliente tivesse uma boa percentagem de abertura dos emails enviados, destacando que as newsletters trouxeram resultados para o website e redes sociais ao criarmos a ponte entre as diferentes plataformas onde o cliente tem presença.

O evento online superou as expectativas, recorrendo apenas a comunicação orgânica, ou seja, sem qualquer investimento para promoção do mesmo. Através da comunicação feita no website, redes sociais e e-mail marketing conseguimos que o cliente vendesse mais vagas do que as inicialmente previstas.

Quais as principais conclusões retiradas?

Após as sessões de trabalho com o cliente e a implementação de todas as estratégias propostas, comprovámos que os objetivos estipulados foram atingidos. Destacamos que não seria possível atingir as metas propostas somente através da implementação de ações. Assim sendo, foi crucial para este projeto incrementar inicialmente as bases do negócio através da elaboração de um plano estratégico.

O website permitiu que o cliente diminuísse o tempo de resposta às questões colocadas e aumentar o número de atendimentos diários por proporcionar ao utilizador uma navegação intuitiva e simplista. As redes sociais permitiram trabalhar a notoriedade do cliente e solidificar o posicionamento do negócio sendo igualmente uma das plataformas onde o público-alvo conseguiu encontrar informação direta e com valor associado. O e-mail marketing foi fundamental para a divulgação de conteúdos exclusivos para a lista de contactos que o cliente já tinha, permitindo antecipar campanhas e eventos para os mesmos. Já o evento possibilitou a aproximação da marca com atuais clientes e potenciais ao trabalhar a humanização e empatia que o cliente procura transmitir ao seu público-alvo.

Porque é importante para outras empresas do setor?

Marcar presença no digital já deixou de ser um aspeto opcional para os negócios. Torna-se crucial para o sucesso e crescimento dos projetos que a marca esteja presente no online, aposte numa comunicação clara e seja consistente de modo a conseguir trabalhar a notoriedade e relevância para a comunidade criada.

Quando a oferta consiste em serviços personalizados a um público específico é de extrema importância reforçar a comunicação direta com os seus atuais e potenciais clientes através da realização de eventos periódicos e relevantes ao terem em conta as necessidades únicas do seu target.

A possibilidade de êxito tende a ser maior quando a execução das ações propostas é acompanhada diretamente por um plano de marketing estratégico que proporcione o incremento do negócio a longo prazo. É por este ponto que na Marketing em Si iniciamos o trabalho com os nossos clientes pois, a experiência que temos comprova que, ao adotarmos esta metodologia caminhamos em direção ao sucesso dos negócios.

Leave a Reply