You are currently viewing Porque as PME devem investir em marketing digital?

Porque as PME devem investir em marketing digital?

Os desafios que as PME enfrentam para definirem quais as melhores opções presentes que possam traduzir-se em crescimento do negócio a longo prazo são enormes, sobretudo devido às evidentes limitações orçamentais e também à enorme incerteza que envolve os mercados. A questão que se coloca: que tipo de investimentos e como é que estes podem contribuir para expandir a sua notoriedade?

Fonte: Freepik (rawpixel.com)

Um estudo realizado em fevereiro do presente ano junto de 853 empresas com operação em Portugal, a que o ECO/Pessoas teve acesso concluiu que 75% das PME quer investir em marketing digital.

Este dado poderá incentivar os empresários a questionarem-se:

  • Qual a principal razão para investir em marketing digital?
  • Quais as vantagens que o investimento no online traz para o negócio?
  • Como definir uma boa estratégia de atuação?

Seria possível continuarmos a enumerar outras questões que tendem a chegar até nós através das sessões de Flash Consulting, no entanto, a primeira regra para o sucesso de uma boa estratégia de atuação no digital passa por, antes de qualquer investimento no online, compreender se as bases estratégicas do negócio das PME estão sólidas e perceber, posteriormente, o que a empresa pretende para o seu futuro.

Porquê? Se 75% das PME afirmam que desejam investir em marketing digital deve-se ao facto de já compreenderem que ter uma estratégia de atuação no digital é fundamental para a sua notoriedade bem como para o aumento das vendas. No entanto, passar para a ação sem planeamento e priorização de objetivos poderá culminar numa escolha que não permitirá atingir as metas pretendidas (quer seja devido à inexistência de uma definição clara dos objetivos quer devido à falta de um conjunto de ações que os torne atingíveis).

Fonte: Freepik (tirachardz)

Assim sendo, as PME devem investir em marketing digital?

Sim, são várias as vantagens que estas empresas podem beneficiar pela aposta em estratégias no online. Porquê? Marcas que não aparecem nos resultados do Google, para os utilizadores, é como se não existissem.

É extremamente importante para qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, investir em marketing digital, no entanto, não sendo possível a aposta em diversas ações ao mesmo tempo é necessário compreender-se quais as ações que, numa fase inicial, são fundamentais para começar a traçar um caminho sólido e que, com o passar do tempo, permitirá atingir os objetivos já calendarizados.

A questão que pode colocar agora é: de que forma isso se traduz na prática? Em primeiro lugar é importante compreender que marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa no digital cujos principais objetivos consistem na atração de novos negócios, criação de relacionamentos and desenvolvimento de identidade de marca.

Fonte: Freepik (Dilokastudio)

Vamos a um breve exemplo: imagine que constituiu agora a sua empesa, uma das suas primeiras preocupações será encontrar um software de faturação. As perguntas que lhe fazemos são:

  • De que forma realizaria uma pesquisa na Internet?
  • Será que utilizaria o Google?
  • Sabia que este motor de pesquisa lidera 94% de todo o tráfego orgânico (não pago, ou seja, sem investimento em anúncios) na Internet?

Suspeitamos que ao fazer a pesquisa, acabasse por utilizar os seguintes conjuntos de palavras-chave para encontrar a informação que procurava: “programa de faturação”, “software de faturação”, “programa de faturação barato”, “software de faturação barato”, “programa de faturação simples” ou “software de faturação simples”.

Imagine agora que fica indeciso entre 2 empresas, irá analisar as críticas que têm online, por exemplo, no Google My Business ou nas redes socias? Se uma destas empresas tiver um conjunto de críticas negativas será que vai continuar a ter interesse em aprofundar as características do serviço? E se um destes softwares tiver especificações menos avançadas e um excelente atendimento ao cliente fará com que opte por este serviço face a um programa com melhores características e um apoio ao cliente que fica aquém do esperado?

Fonte: Freepik (rawpixel.com)

Suponha que o produto que procura e/ou serviço que necessita é da sua empresa, será que encontraríamos a sua oferta na internet? Se sim, de que forma os seus produtos e/ou serviços são apresentados ao público que tem interesse nos mesmos? É através de um site próprio, e-commerce, marketplace ou pelas redes sociais?

Caso seja através de um website próprio, a navegação é intuitiva para o utilizador? É fácil de se obter mais informações sobre a empresa e sobre o serviço? Se o interessado estiver a visualizar pelo smartphone (segundo a Marktest 7,2 milhões de pessoas usam o smartphone em Portugal) será que as páginas estão otimizadas para esta dimensão – website responsivo?

Com este rápido exercício pretendíamos apresentar-lhe de forma simplista a importância da implementação de ações de marketing digital, porém estas ações necessitam de ser acompanhadas por um plano estratégico que permita incrementar os resultados esperados para conduzir o projeto para o seu crescimento.

Fonte: Freepik (rawpixel.com)

Sabemos que dar o primeiro passo com incertezas no digital é desafiador, desta forma, estas empresas devem investir em marketing digital de forma gradual. É importante priorizar as ações de modo a otimizar o budget disponível e compreender que novas ações permitirão melhorar o que já está a ser realizado.

Leave a Reply