“Ignoring online marketing is like opening a business but not telling anyone.” — KB Marketing Agency

Há uma famosa citação da KB Marketing Agency, uma conhecida agência de marketing que diz que “ignorar o marketing digital é como abrir um negócio, mas não contar a ninguém”. Na Marketing em Si acreditamos que para as empresas terem uma boa estratégia no digital para obtenção dos melhores resultados passa por fortalecer as bases estratégicas do negócio.

Torna-se importante destacar que os negócios que não aparecem no Google é como se não existissem. Porquê? O Google é conhecido como um verdadeiro facilitador quando os indivíduos precisam de encontrar empresas, produtos e/ou serviços de modo a satisfazerem as suas necessidades únicas.

Fonte: Freepik (rawpixel)

Desta forma, é através de uma rápida pesquisa no Google que qualquer pessoa tem acesso a dezenas de ofertas provenientes de distintos players. Assim sendo, delinear uma estratégia de atuação no digital é essencial para que as marcas não sejam esquecidas.

Desde 2020 que o número de websites and e-commerces aumentou devido à pandemia, porém as compras online e a aposta em estratégias de marketing digital já eram uma realidade para muitos tendo em conta os benefícios retirados tanto pelas empresas como pelos consumidores.

Assim sendo, a questão que se coloca em análise: quais são efetivamente as vantagens para os negócios através do investimento no online?

  • Aumento da receita: ao possibilitar a redução das despesas gerais do negócio.
  • Melhores resultados: devido a ser possível quantificá-los com maior facilidade através de métricas facultadas pelas diferentes plataformas.
  • Aperfeiçoar o relacionamento com o consumidor: tendo em conta que permite fortalecer as relações diariamente.
  • Maior alcance de clientes: por não existirem limitações geográficas.
  • Tráfego de alta qualidade: devido a ser possível direcionar campanhas de comunicação e anúncios para grupos de consumidores que são o público-alvo da marca.
  • Conhecer as preferências dos clientes e encaminhar-lhes ofertas 100% personalizadas: através do histórico do cliente é possível analisar as compras já realizadas e compreender quais são os interesses do mesmo permitindo, consequentemente, o envio de comunicação exclusiva.
  • Entre outras.
Fonte: Freepik (rawpixel)

Porém, o marketing online não vive apenas dos benefícios referidos. Posto isto, quais são as desvantagens que têm que ser consideradas?

  • Inacessibilidade: é fundamental considerar que existem grupos de consumidores e/ou potenciais clientes que não têm acesso à internet, não sabem utilizar as plataformas digitais e ainda não existem soluções eficientes para analfabetos ou indivíduos com perda de visão.
  • Fraude na Internet: terceiros poderão utilizar o nome e logótipo das marcas colocando em causa a reputação da empresa.
  • Feedbacks negativos: é impossível controlar tudo o que é partilhado sobre as marcas no digital, assim sendo, comentários negativos causam sempre maior desconfiança em potenciais clientes, isto é, uma opinião contrária comparativamente a dez comentários positivos colocará em causa uma nova compra a clientes atuais e potenciais.
  • Entre outros.

Todavia, é possível reduzir o impacto dos aspetos negativos recorrendo a um Plano de Marketing, através da definição de ações de contingências para situações como as referidas acima.

Fonte: Kyle York

Desta forma, para possibilitar o sucesso das ações a serem executadas é crucial estabelecer as bases estratégicas do negócio e fundamentá-las de modo que a marca esteja preparada para este tipo de situações e conseguir, mais tarde, investir nas mesmas de modo a adotar a melhor execução para contornar as adversidades inerentes à aposta no digital.

Leave a Reply