You are currently viewing Educação/ formação

Educação/ formação

Qual o desafio que nos colocaram?

O cliente entrou em contacto com a Marketing em Si vindo por recomendação de um dos nossos antigos clientes com quem realizámos um Plano de Marketing. Para a primeira reunião apresentou-nos a ideia inicial de criar uma ferramenta digital (website ou app) que lhe permitisse ter um contacto mais fácil com atuais e futuros clientes. O seu negócio está integrado no setor de educação/formação.

Tendo em conta que a Marketing em Si é uma consultora que se dedica a auxiliar no crescimento de negócios, considerámos importante a aposta em redes sociais para atingir as metas traçadas sendo que, este caminho se traduz “num meio para atingir um fim” tendo em conta que, criando e alimentando a relação com a sua comunidade conseguimos, consequentemente, transformar os seus seguidores em alunos para as formações que pretende realizar através da plataforma de acesso exclusivo aos clientes.

Qual era o objetivo do cliente?

    • Criação de plataforma com acesso exclusivo para clientes atuais.
    • Captação de novos clientes e reforçar clientes atuais.
    • Crescimento da comunidade digital.

Neste projeto, o cliente dá formação corporativa a empresários que trabalham em mercados externos e recorre essencialmente às redes sociais – Instagram, Facebook and LinkedIn – para comunicar com os seus seguidores.

Tendo em conta que se trata de um cliente empresarial, considerou-se que o LinkedIn seria a rede mais importante a utilizar para criar e manter o relacionamento através da partilha de conteúdos relevantes, apostando na consistência de publicações com recurso a imagens e vídeos complementados por texto.

A metodologia utilizada consiste no atendimento 100% online o que lhe permite atingir um maior número de atuais e potenciais clientes ao anular as limitações geográficas. Todavia, pretende que o serviço prestado seja ainda mais exclusivo através da aposta na criação de uma plataforma dedicada.

Qual foi a hipótese de estratégia proposta ao cliente?

Na Marketing em Si, iniciamos a nossa metodologia de trabalho com uma investigação para entender se os pilares estratégicos do negócio do cliente estão definidos. Só após esta análise é que conseguimos apresentar um conjunto de ações a serem executadas e que tenham por base o plano definido inicialmente.

Assim sendo, após analisarmos as informações recolhidas na primeira reunião com o cliente, compreendemos que, para este projeto, era fundamental a realização de um diagnóstico recorrendo à Matriz Marketing em Si para destacar características importantes para o negócio para definição futura das ações a serem implementadas. Para esta pesquisa, para além do estudo do setor, recomendámos analisar ainda com maior profundidade 1 concorrente de modo a compreender tendências, modelos de negócios, estratégias de comunicação e conseguirmos, consequentemente, propor uma estratégia diferenciada que lhe permitisse atingir o posicionamento pretendido.

Averiguámos que a visão estratégica do negócio não estava ajustada nem detínhamos fundamentos suficientes que nos permitissem compreender com profundidade o caminho que o cliente pretendia para o seu negócio. Deste modo, sugerimos trabalhar um conjunto de pontos que elucidassem a visão estratégica do negócio. Após esta
consolidação, aconselhámos a implementação de um plano operacional através da execução de ações que acompanhavam a visão estratégica inicialmente definida em conjunto com a Marketing em Si.

Para a implementação das ações propostas – website, google ads, e-book, e-mail marketing e estratégia de conteúdos para website e redes sociais –, a Marketing em Si gere a relação com os parceiros fazendo, deste modo, a ponte entre as necessidades do projeto assegurando uma maior possibilidade de obtenção dos melhores resultados.

Como implementámos a estratégia proposta?

Na Marketing em Si auxiliamos o cliente em todo o processo ao acreditarmos que, para o sucesso do seu negócio é essencial que tenhamos uma comunicação direta e regular com o mesmo. Trabalhamos igualmente com parceiros para implementar certas estratégias de modo a entregarmos valor ao cliente. Todavia, numa primeira fase, é necessária a realização de um trabalho em conjunto com o cliente para definirmos os briefings que serão entregues aos contactos selecionados para concretização das ações.

O cliente trazia a ideia de criar um website ou app, na Marketing em Si considerámos importante iniciar o projeto através da construção do website, não focando imediatamente na aposta numa aplicação móvel tendo em conta que, através do site conseguimos trabalhar em simultâneo outras ações cruciais para atingir os objetivos estipulados. Optámos, portanto, pela criação de um website sendo este executado por um dos nossos parceiros de referência, aqui trabalhámos na definição da identidade visual do negócio e o seu posicionamento. Em conjunto com o cliente selecionámos e ordenámos toda a informação indispensável para apresentação do negócio. Destacámos ainda a importância de ter uma página designada por “blog” que “alimentasse” o site de forma orgânica, para esta ação debatemos com o cliente as temáticas que pretendia abordar para estruturação dos textos.

Tendo em conta que o cliente necessitou de apostar na criação de um website, para conseguirmos que o mesmo tivesse destaque nas pesquisas do Google, considerou-se crucial para a obtenção dos melhores resultados o investimento em Google Ads de modo a trabalharmos o reconhecimento e gerar tráfego para o mesmo. Desta forma, a Marketing em Si analisou as key words de pesquisa para o tipo de negócio do cliente para incrementar esta ação.

Para este projeto considerou-se a criação de um e-book de modo a complementar a estratégia de conteúdos. Desta forma, auxiliámos o cliente na definição da temática e estruturação de ideias para envio do briefing para um dos nossos parceiros de confiança de modo a obtermos um e-book que, após divulgação no website, possibilitou construir e fortalecer a relação da marca com os seus clientes ao mesmo tempo que, gerávamos tráfego para o website, reforçando paralelamente a sua notoriedade enquanto referência no setor.

O nosso cliente já tinha na sua posse uma lista de contactos, porém não conseguia tirar proveito para o seu projeto. Assim sendo, recomendámos a implementação de uma estratégia de e-mail marketing para comunicar diretamente com estes contactos ao mesmo tempo que apostávamos no conceito de “exclusividade” para estes clientes ao anteciparmos determinadas comunicações – artigos, campanhas a decorrer para formações complementares, entre outras. Considerou-se pertinente que a periodicidade desta ação fosse regular para o desenvolvimento da relação com os atuais e potenciais clientes, neste caso apostou-se numa comunicação semanal para envio de conteúdos relevantes e com valor acrescido para os leitores.

Para a gestão de redes sociais estipulámos a aposta na criação de uma linha gráfica exclusiva das publicações para identificação da marca com recurso a imagens e vídeos de modo a transmitirmos um visual profissional nos conteúdos divulgados, não só pela parte gráfica, assim como pelos textos bem estruturados e pensados para o público-alvo que se pretendia impactar.

Quais foram os resultados alcançados?

Em suma, o website, tal como previsto, foi a plataforma que gerou a maior captação de novos contactos através do preenchimento do formulário para esclarecimentos, inscrição para os serviços prestados e subscrição da newsletter. A página do “blog” registou bons indicadores de interesse por parte dos utilizadores na procura de artigos com informação considerada relevante para estes leitores. Para além do mais, a plataforma exclusiva para os atuais clientes foi um dos canais mais utilizados para comunicar com a marca.

A aposta em Google Ads permitiu-nos analisar várias métricas para determinar a eficácias das campanhas executadas. A taxa de cliques mostrou-nos interesse por parte dos usuários em conhecer a marca. A taxa de impressões indicou-nos que seria
necessário em campanhas futuras rever as key words utilizadas. Já a taxa de rejeição registou bons resultados ao termos verificado que quem entrava no website do cliente acabava por navegar por outras páginas internas, principalmente para a página de serviços e artigos.

O e-book possibilitou fortalecer a relação da marca com os seus clientes e gerar leads. Esta angariação de contactos permitiu-nos quantificar os clientes e criar conteúdos exclusivos para os mesmos através do e-mail marketing.

No e-mail marketing, atingimos uma boa percentagem de abertura dos emails enviados. As newsletters trouxeram resultados para o website e redes sociais ao termos criado a ponte entre as diferentes plataformas digitais onde o cliente está presente.

As redes sociais registaram diferentes resultados tendo em conta que o público-alvo que o cliente pretendia impactar consistia em empresários que operam em mercados externos. Os melhores resultados foram obtidos pela estratégia de conteúdos adotada para o LinkedIn tendo em conta que esta rede social “é a maior rede profissional do mundo, com centenas de milhões de membros, e está a crescer rapidamente. A nossa missão é conectar os profissionais de todo o mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos” (LinkedIn Help).

Bodnar e Cohen (2011) referem que o LinkedIn é “o local onde grande parte das organizações B2B obtêm o maior número de leads” ao permitir construir e manter relações que contribuem para o social selling que consiste em alavancar a rede de modo a encontrar os prospects corretos, criar relações de confiança e, posteriormente, atingir os objetivos de vendas (LinkedIn Sales Solution).

Por sua vez, os resultados menos impactantes para este projeto foram verificados no Facebook, tendo em conta que esta rede é mais utilizada para fins pessoais pelo que apesar do público-alvo estar presente nesta rede, sentem maior confiança caso o contacto seja feito pelo website ou LinkedIn.

Quais as principais conclusões retiradas?

Após as sessões de trabalho com o cliente e execução das ações propostas, foi-nos possível concluir que as metas inicialmente delineadas foram, na sua maioria, atingidas. Reforçamos que não seria possível atingir os objetivos unicamente pela execução das
ações, pelo que, foi fundamental fomentar as bases do negócio através da elaboração de um plano estratégico.

O website permitiu que o cliente reduzisse o tempo de resposta às questões colocadas aumentando o número de atendimentos diários ao conseguir proporcionar ao utilizador uma navegação intuitiva e simplista. Para além de que permitiu-lhe organizar todas as sessões e auxiliares através da plataforma de acesso exclusivo por login no website. O google ads ao trazer resultados mais rápidos do que o SEO possibilitou aumentar a notoriedade e awareness da marca.

O e-book permitiu gerar novas leads e trabalhar conteúdos exclusivos para conversão em valor para o cliente. O e-mail marketing foi fundamental para a divulgação de conteúdos exclusivos para a lista de contactos que o cliente já tinha, permitindo, exemplificando, relembrar sessões de trabalho e envio de conteúdo relevante para os atuais clientes. As redes sociais permitiram trabalhar a notoriedade do cliente e solidificar o posicionamento do negócio sendo igualmente uma das plataformas onde o público-alvo conseguiu encontrar informação direta e com valor associado o que permitiu desenvolver a relação criada com a comunidade.

Porque é importante para outras empresas do setor?

Marcar presença no digital já deixou de ser um aspeto opcional para os negócios, cada vez mais se ouve que, se a marca não aparece no Google esta então não existe. Assim sendo, torna-se crucial para o êxito e incremento dos projetos que as marcas estejam presentes no online, apostem numa comunicação clara, regular e relevante para trabalharem a sua notoriedade e relevância para a comunidade criada.

A possibilidade de êxito é maior quando a execução destas ações está acompanhada e fundamentada por um plano de marketing estratégico que possibilite o crescimento do negócio a longo praz. Quer isto dizer que, enquanto as marcas continuarem a apostar exclusivamente em ações isoladas conseguirão obter resultados imediatos, porém, não terão qualquer garantia de conseguirem manter-se no mesmo patamar por não terem delineado diferentes caminhos a seguir para o sucesso do seu negócio.

Posto isto, na Marketing em Si iniciamos o trabalho através da construção de um eixo estratégico que indique e sustente as ações que propomos a serem executadas tendo em conta as unicidades de cada cliente. A nossa experiência de atuação em diferentes
áreas de negócio comprova-nos que ao seguirmos esta metodologia marchamos em direção ao sucesso dos negócios.

Leave a Reply