marketing em si

“Culture eats strategy for breakfast.” – Peter Drucker

Há uma famosa citação de Peter Drucker (1909-2005) – considerado o pai da administração ou gestão moderna – que diz que “a cultura come a estratégia ao pequeno-almoço”. Na Marketing em Si acreditamos que não existe a necessidade de escolher entre a cultura e a estratégia, ambas se complementam.

A cultura da sua empresa é determinante para o sucesso, independentemente da eficácia das estratégias e ações implementadas. Drucker destacou a importância que o fator humano representa para qualquer negócio pois, mesmo existindo uma estratégia sólida, se as pessoas que a executam não desenvolverem a cultura da empresa, os projetos tendem a fracassar.

cultura consiste na maneira em como os funcionários agem em situações críticas, como gerem a pressão e respondem a vários desafios, como tratam os parceiros e clientes. Não importa o quão forte o plano estratégico seja se este não estiver complementado com a cultura adequada. O capital humano precisa estar consciente da cultura da empresa e ser capaz de “vestir a camisola” nos momentos fundamentais.

Como conseguimos que os funcionários vendam os produtos e/ou serviços se estes não estiverem entusiasmados com a visão da empresa? Muitos negócios não dão a devida importância à cultura, mas esta revela o núcleo da empresa. A cultura sendo conhecida pelos indivíduos e estando implementada no quotidiano, traduz-se em ter os funcionários entusiasmados, focados e mais produtivos. A longo prazo a cultura traduz-se em sucesso para o negócio. Porém, apenas tendo a cultura implementada na empresa em nada contribui se não estiver fomentada com uma boa estratégia de marketing.

Mas como o marketing estratégico pode auxiliar os negócios a atingirem os seus objetivos? Em primeiro lugar, compreende-se por marketing estratégico a abordagem focalizada na obtenção de resultados a médio e longo prazo. Deste modo, a visão estratégica do marketing consiste na análise da empresa e das características do projeto para posterior desenvolvimento implementação de ações que permitam saciar as necessidades do mercado.

Não existindo uma fórmula que permita atingir o sucesso, é fundamental realizar um diagnóstico para compreender qual o melhor caminho a seguir para reforçar a autoridade que a marca tem no setor de atividade, divulgar a oferta para o público-alvo, atrair novo clientes e fidelizar os atuais.

Desta forma, o mais correto a salientar é que o planeamento é uma das bases dos negócios. Para tal, deve-se identificar as metas que se pretendem atingir e se existem oportunidades de melhoria do ROI – Retorno Sobre o Investimento – para que as ações de marketing delineadas sejam direcionadas para angariação dos melhores resultados.