Artigos

As “dores do cliente”.

– Então, como vai essa saúde? A importância de um bom e atempado diagnóstico, executado por um profissional de saúde qualificado e experiente é inegável e, por vezes, é a diferença entre o sucesso e o insucesso do tratamento aplicado ao doente. A analogia poderá parecer excessiva quando se fala de marketing (e estamos evidentemente…

Read More

Clarificando

Se lhe perguntassem agora o que é o marketing, o que responderia? Seria uma questão simples ou traria alguma confusão? Suspeito que em cada dez perguntas se obteriam dez respostas diferentes e…talvez o mais surpreendente, ninguém teria necessariamente de estar errado! É neste emaranhado de definições e conceitos que evolui o marketing, palavra estranhamente sexy…

Read More

Relevância física e virtual.

Além da parte visível de um negócio é necessário considerar um conjunto de atividades de grande importância que asseguram a existência do mesmo. Desde a seleção de fornecedores até ao serviço pós-venda, passando pela divulgação do produto/serviço existe um caminho a percorrer, caminho esse que é comum à grande maioria das empresas, independentemente do seu…

Read More

Atividades Core

No universo dos empreendedores, dos micro, pequenos e médios empresários é comum recorrer aos serviços de profissionais especializados nas mais diversas áreas, quer seja para dar resposta às imposições legais (contabilidade organizada, higiene e segurança no trabalho por exemplo), quer seja com o propósito de ampliar o portfólio de soluções disponíveis para abordar o mercado…

Read More

Dimensão de líder!

A infinidade de questões imprescindíveis ao funcionamento de um negócio mas que são estranhas ao empresário, torna enorme o desafio de lançar-se por conta própria. É por isso importante que esteja preparado para se envolver minimamente em assuntos tão díspares como fiscalidade ou recursos humanos… O sucesso do seu projeto bem como o grau de…

Read More

Sexta (há) feira!

A expressão Black Friday, proveniente da área financeira (devido a uma manobra de especulação bolsista norte americana no século XIX ocorrida a uma sexta-feira), entrou em definitivo no nosso léxico há poucos anos, ficando conhecida por ser o dia “oficial” de abertura do período das compras de natal. As grandes marcas de bens de consumo,…

Read More

Na “mouche”.

Assumindo que se trata de uma entidade gerida por profissionais, o preço de venda ao público de um produto ou serviço é uma ótima forma de compreender se somos o seu destinatário natural enquanto consumidores. Assim: se tivermos dinheiro para o comprar, fazemos parte do público-alvo se não tivermos…não fazemos! É claro que por vezes…

Read More

A arte da influência.

Desenvolver a notoriedade empresarial é um desafio extremamente complexo mas que se pode traduzir em ganhos consideráveis a médio/longo prazo. Alcançar uma maior ligação com o cliente, permitindo, entre outros fatores, que este se recorde de interações anteriores com a marca (familiaridade), aumentando assim a sua confiança e consequentemente a sua predisposição para a escolher…

Read More

Abertos para férias!

Se pensarmos enquanto intervenientes numa qualquer transação de um bem ou serviço (compra), somos capazes de conseguir facilmente compreender a importância que determinadas entidades que todos conhecemos (tais como estado e outros entes públicos, operadoras de comunicação, empresas do sector da energia e tantas outras), atribuem ao consumidor. Numa estimulante “conversa de café” entre amigos,…

Read More

Além do óbvio!

É senso comum que todos nós enquanto cidadãos devemos empenhar-nos no propósito de alcançar uma sociedade mais justa e equilibrada. As empresas, que independentemente da sua atividade têm como legítimo objetivo a obtenção de lucros, podem paralelamente desenvolver boas práticas de responsabilidade social de modo a participar ativa e construtivamente na dinâmica da comunidade onde…

Read More

Vendas e marketing e vendas e vice-versa!

Falar de marketing sem falar de vendas é extremamente difícil, ainda assim é importante mencionar que são conceitos diferentes e que por vezes são mesmo departamentos “rivais” dentro das empresas, dado que em alguns casos partilham recursos e disputam frequentemente verbas. Ainda assim, “é mais o que os une do que os separa” uma vez…

Read More

De mãos a abanar?

Contrariamente ao momento em que entramos numa loja, escolhemos o produto, efetuamos o pagamento e saímos com algo palpável em mãos, sempre que está em causa um serviço, a dinâmica é diferente… Quantas vezes pagamos e não temos nenhuma evidência física em troca? Mesmo quando não podemos deixar de adquirir determinado serviço por este ser…

Read More