– Então, como vai essa saúde?

Photo from Pexels

A importância de um bom e atempado diagnóstico, executado por um profissional de saúde qualificado e experiente é inegável e, por vezes, é a diferença entre o sucesso e o insucesso do tratamento aplicado ao doente.

A analogia poderá parecer excessiva quando se fala de marketing (e estamos evidentemente muito longe de nos sentirmos médicos), todavia é exatamente o que se passa: ao recorrer a um “olhar externo” e às melhores práticas de diagnóstico já utilizadas com sucesso por outras organizações, as probabilidades de êxito na definição e implementação de uma estratégia de marketing, aumentam exponencialmente.

– Olhe Doutor estou na mesma…

Antes de definir o caminho a seguir é necessário que as empresas tenham bastante clareza relativamente ao seu destino.

“Vender mais” ou “Começar a exportar” serão apenas vãs intenções pois não respeitam a premissa que só sendo específicos, mensuráveis, alcançáveis e realistas (SMART) é que os objectivos são efectivamente o farol que a organização necessita para ser bem-sucedida.

Parecendo óbvio que os objetivos de cada departamento têm necessariamente de estar alinhados com o propósito da organização, nunca é demais reforçar que alguma falta de sintonia e/ou disputa de protagonismo e/ou verba interdepartamental, são fatores que ocorrem frequentemente e que aumentam a probabilidade de fracasso.

– Se cumprir o que lhe recomendo vai sentir-se melhor!

Tendo em conta todas as considerações feitas, passamos a enunciar alguns bons exemplos de objectivos de marketing que poderão ser facilmente compreendidos por todos e, por esse motivo, desencadear uma mobilização real e proveitosa:

  • Durante o primeiro trimestre do ano de 2021 vamos aumentar em 10% a faturação nos nossos três maiores clientes;
  • Em Janeiro de 2021 vamos conseguir 100 novos seguidores na nossa página de Facebook;
  • Vamos participar no mês de Março de 2021 numa feira profissional na cidade de Barcelona de forma a aumentar 25% a faturação na Catalunha relativamente ao ano de 2020;

Dependendo do propósito em questão, podemos escolher uma ou outra opção, podemos acertar ou até errar mas estaremos certamente a trabalhar com foco na direcção desejada.

– Ok Doutor. Vamos a isso!

Photo by Anastasia Petrova from Unsplash.com

Ter o paciente motivado e colaborante é decisivo para o processo de cura pois só desta forma ele estará disponível para cumprir o tratamento e fazer mudanças no seu próprio comportamento, o mesmo principio se aplica no contexto empresarial…tomar consciência das vantagens de uma opinião exterior à organização é só o primeiro passo, seguem-se diversas etapas que, beneficiando da colaboração de toda a equipa envolvida, vão encurtando a distância para o objectivo. Trata-se portanto de um exercício de atenção e empatia, sem a qual todo o planeamento terá grandes hipóteses de não sair do papel!

E a si, já alguém lhe perguntou como se tem sentido ultimamente?

Posted by:hugoncalvesmkt

Apaixonado pela ideia de colocar o Marketing ao serviço das empresas!

Leave a Reply