Atividades Core

No universo dos empreendedores, dos micro, pequenos e médios empresários é comum recorrer aos serviços de profissionais especializados nas mais diversas áreas, quer seja para dar resposta às imposições legais (contabilidade organizada, higiene e segurança no trabalho por exemplo), quer seja com o propósito de ampliar o portfólio de soluções disponíveis para abordar o mercado (parcerias), quer seja simplesmente para serem mais profissionais e poderem competir com players de maior dimensão.

Sendo impossível às empresas fazer tudo internamente é inequívoca a importância de ter uma rede confiável de especialistas exteriores à organização que, através das suas competências e conhecimento, acrescente qualidade e profissionalismo à estrutura.

you-x-ventures-X8H8vPcelPk-unsplash

É no entanto prudente não entregar a terceiros tarefas que sejam estratégicas e, uma vez que as mesmas variam em função do modelo de negócio e das singularidades de cada indústria, cabe aos gestores definir quais são as suas próprias atividades nucleares.

Após essa reflexão os líderes sentirão maior segurança em contratar serviços externos pois terão traçado os seus limites e saberão assegurar que a identidade e a visão prevalecem.

As organizações, por sua vez, beneficiarão do enfoque e da experiência que os especialistas aportam a cada projeto mas também da possibilidade de realocação de recursos internos.

No caso do marketing, verifica-se que ter um departamento próprio corresponde a um investimento que poderá não estar ao alcance de todas as entidades, todavia, independentemente de existir ou não conhecimento suficiente internamente, os gestores sabem que a estratégia tem de ser desenhada e implementada para alavancar o negócio e por isso socorrem-se de parceiros exteriores à organização.

À semelhança com o que se passa com outras áreas de intervenção, os resultados serão proporcionais à qualidade do parceiro contratado mas também ao envolvimento por parte da empresa, desde o momento em que são definidos os objectivos, passando pelo desenho da estratégia e execução das diferentes acções até ao momento de monitorizar o que foi feito e que resultados permitiu alcançar.

Dentro ou fora “de casa” os valores e a cultura empresarial são os pilares de qualquer estrutura, o desafio é transmiti-los convenientemente e assegurar a sua permanente inclusão em cada projeto.

Artigo acerca da importância de definir quais as atividades nucleares da empresa e, após essa reflexão, gerir convenientemente os recursos à disposição.
Publicado em Fevereiro de 2020 (Odivelas Notícias).

Leave a Reply

Voltar ao topo
Translate »
Facebook
LinkedIn
Follow by Email