A expressão Black Friday, proveniente da área financeira (devido a uma manobra de especulação bolsista norte americana no século XIX ocorrida a uma sexta-feira), entrou em definitivo no nosso léxico há poucos anos, ficando conhecida por ser o dia “oficial” de abertura do período das compras de natal.

As grandes marcas de bens de consumo, impulsionadoras deste “movimento”, aproveitam a predisposição para compras já patente na época natalícia, para alavancar os seus números, recorrendo a ofertas com condições apelativas.

photo-1526178613552-2b45c6c302f0

Tem-se assim verificado um crescente interesse dos consumidores portugueses sendo já (de acordo com um estudo da Google Portugal) uns relevantes 63% da população, que pondera comprar na semana da Black Friday este ano.

Do ponto de vista das empresas/marcas, promover no seu sentido mais lato, é um trabalho diário e essencial de captação da atenção do cliente. É fundamental destacar as vantagens da proposta apresentada face às demais e transmitir o real valor que se propõem a entregar.

As promoções são iniciativas definidas no tempo (curto prazo habitualmente), que têm o objetivo de estimular a venda mais rápida e/ou em mais quantidade. Trata-se de uma ferramenta interessante para o escoamento de stocks ou reforço de tesouraria, que deve ser usada com prudência e respeitando o seu cariz excecional.

A preocupação principal das empresas/marcas deve ser claramente: não defraudar as expectativas do consumidor em troca de um pico de vendas!

É necessário neste tipo de eventos conseguir um equilíbrio entre uma oportunidade efetivamente vantajosa para o cliente e a manutenção do valor percebido pelo mesmo, sem ceder a tentações do tipo: aumentar preços para depois os baixar, desvalorizar questões ambientais, ou “facilitar” o recurso a crédito que depois se revelará um problema para certas famílias.

Seja presencialmente, seja online, que impere o bom senso de aproveitar o lado bom que existe para o cliente que tem a possibilidade de comprar com condições vantajosas e para as marcas que podem aumentar o seu volume de negócios, sem comprometer a sua visão de médio/longo prazo.

Artigo sobre Black Friday e bom senso.
Publicado em Novembro de 2019 (Odivelas Notícias).
Posted by:hugoncalvesmkt

Apaixonado pela ideia de colocar o Marketing ao serviço das empresas!

Leave a Reply