A arte da influência.

Desenvolver a notoriedade empresarial é um desafio extremamente complexo mas que se pode traduzir em ganhos consideráveis a médio/longo prazo.

elijah-macleod-9xaLKZvYxnA-unsplash

Alcançar uma maior ligação com o cliente, permitindo, entre outros fatores, que este se recorde de interações anteriores com a marca (familiaridade), aumentando assim a sua confiança e consequentemente a sua predisposição para a escolher no momento da compra, é um dos propósitos de trabalhar a notoriedade.

Desta forma, é determinante chegar ao interlocutor com uma narrativa coerente e consistente ao longo do tempo, utilizando uma linguagem clara, independentemente da mensagem se destinar ao consumidor, aos colaboradores, à comunidade em geral ou à imprensa.

Por fazerem parte das boas práticas utilizadas no aumento da notoriedade de uma marca, as relações públicas assumem um papel de referência, passando ao longo dos últimos anos a estar menos assentes no intermediário (imprensa) e a basear-se cada vez mais num plano concertado de comunicação em que a empresa cria e alimenta o relacionamento direto e de proximidade com o cliente (sendo ainda uma oportunidade fantástica de receber informação valiosa do mercado).

Através de uma presença forte na internet alicerçada também nas redes sociais, as empresas têm agora acesso a uma audiência permanentemente online, ávida de conteúdo, de novidade e que poderá idealmente tornar-se embaixadora da marca junto da sua “tribo”.

Este tipo de recomendação informal proveniente de pessoas que conhecemos (quantas vezes pesquisámos um produto ou serviço por sabermos que um amigo usou e gostou…) e que, em princípio, não têm nenhum interesse oculto, é altamente valorizado pelas marcas que compreendem os resultados que este tipo “sugestão” pode originar.

Seja através dos tradicionais comunicados de imprensa ou através de canais mais diretos, a importância de uma boa estratégia de relações públicas é inegável – trata-se de uma ferramenta única para exercer (de forma mais ou menos evidente) influência e impactar verdadeiramente a reputação de uma marca!

Artigo acerca da importância das “Relações Públicas” e das vantagens de “exercê-las” recorrendo a diversos canais.
Publicado em Setembro de 2019 (Odivelas Notícias).

Leave a Reply

Voltar ao topo
Translate »
Facebook
LinkedIn
Follow by Email