Agregando benefícios…em cada degrau.

Existem determinadas processos que, independentemente da dimensão da empresa e da denominação que recebem dentro desta, são praticamente transversais aos mais diversos setores.

boat-chain-dawn-119562

Divisões como compras, produção (nos casos em que as empresas fabricam), logística e distribuição são exemplos desse tipo de atividades frequentes, essenciais ao funcionamento do negócio e integram a cadeia de fornecimento (como habitualmente é denominada).

Esta sequência de acontecimentos deve ser otimizada através da implementação das melhores práticas de gestão, visando alcançar ganhos significativos nos resultados.

Diferente conceito é o de cadeia de valor que, mais do que o encadeamento eficiente de operações enunciado anteriormente, corresponde a um modelo de gestão, a uma orientação estratégica da empresa, que tem o foco específico na criação de valor em cada uma das etapas da mencionada cadeia de fornecimento.

O que é então “criar valor”?

Não se trata de um chavão vazio de sentido mas sim de acrescentar em cada passo da referida cadeia, uma vantagem que seja percebida e desejada pelo consumidor, mas isso não basta…é necessário que este se encontre disponível a pagar por ela!

Como se cria valor?

A resposta a esta questão encontra-se frequentemente relacionada com atributos que derivam de inovação, de fatores diferenciadores na relação com o cliente ou de qualquer outro ganho que este identifique, que o leve à compra inicial (idealmente por um preço mais elevado do que compraria a qualquer concorrente), mantendo um nível de interesse e satisfação suficientemente elevados para sucessivas compras ao longo do tempo.

Cabe às lideranças defender a criação constante de valor como um desafio estratégico e comum aos diversos departamentos, colocado em prática por todos os membros da organização, e materializado através de um compromisso real que visa a entrega de um resultado final acima das melhores expectativas!

E você, como acrescenta valor no “degrau” que hoje ocupa?

Artigo sobre o verdadeiro significado de acrescentar valor numa organização.
Publicado em Janeiro de 2019 (Odivelas Notícias).

Leave a Reply

Voltar ao topo
Translate »
Facebook
LinkedIn
Follow by Email