Muito além da palavra!

A comunicação é um mecanismo básico da natureza humana que utilizamos para sobreviver desde os primeiros momentos das nossas vidas. Criamos laços ao longo de toda a nossa existência e asseguramos a manutenção dos mesmos através do que damos e recebemos.

comunicar

Este processo deve ser reciproco e assente em respeito mútuo, partilha constante e vai muito além da relação entre pessoas.

Tal como acontece diariamente sempre que nos relacionamos com outros indivíduos, quando se trata da comunicação entre uma empresa e o consumidor com um propósito comercial (venda), a mensagem é um dos elementos-chave, tanto na forma como é transmitida como no seu conteúdo propriamente dito.

É por isso imprescindível ter em conta que o nosso publico-alvo valoriza a estabilidade da narrativa pois é através da consistência da mensagem que se cria e mantém a relação que, no fundo, advém de uma certa previsibilidade (não confundir com monotonia) ao longo do tempo.

A palavra confiança desempenha um papel fundamental pois é originada pela memória de acontecimentos anteriores, encontra-se assente na familiaridade da linha de raciocínio utilizada, e deve transmitir ao consumidor um sentimento de pertença, uma emoção positiva, que este deseje ver repetida frequentemente e que se materializa no momento da compra.

Assim sendo, é insuficiente garantir que as características do nosso produto/serviço são bem compreendidas e apreciadas, para comunicar eficazmente é necessário “transformar” essas características em benefícios, analisando o comportamento do consumidor e adaptando a estratégia em função dos sinais que este nos devolve a cada interacção.

Ao criar e/ou alimentar uma necessidade, a empresa/marca em questão está a garantir que o individuo tudo fará para a satisfazer, sendo esse desejo o “gatilho” que leva à aquisição.

A transmissão de uma mensagem clara e envolvente despoleta uma série de emoções no nosso interlocutor, gera um sentimento de empatia e alimenta a relação ao longo do tempo.

Artigo sobre  a importância da consistência na comunicação em contexto de marketing.
Publicado em Abril de 2017 (Odivelas Notícias).

Leave a Reply

Voltar ao topo
Translate »
Facebook
LinkedIn
Follow by Email