Como seremos vistos?

Simplificar o sinuoso processo de planeamento estratégico, é talvez um dos primeiros desafios de um um empreendedor ou empresário que tencione passar da ideia à acção e criar (ou redefinir) o caminho do seu negócio.

smartphone-1790835_960_720

Sendo evidente que em mercados concorrenciais não há espaço para improvisos, é também indiscutível que a diversidade de modelos, preparados sem ter em conta a especificidade de cada industria e negócio se torna um autêntico quebra-cabeças.

Ainda assim, aquele que quiser prosperar, não poderá ceder à tentação de saltar etapas e deverá ser muito claro na definição do seu posicionamento, ou seja a forma como a sua marca/produto/serviço será percebida pelo público.

Este factor-chave definirá o perfil do consumidor-alvo e, consequentemente, servirá de matriz a toda a estratégia de comunicação a seguir de forma a chegar ao mesmo, fazendo-o sentir-se único e convicto de que é o destinatário de cada mensagem.

Conseguindo gerar essa sensação, o seu projecto ganhará vantagem na hierarquia inconsciente da mente do consumidor e será o escolhido no momento da compra.

Esta escolha acontecerá porque para aquele cliente, a sua organização

representa um conjunto de elementos distintivos e diferenciadores, em relação a todos os outros.

Toda a restante oferta, não é percebida pelo indivíduo como destinada a si próprio, como tal, ele não terá dúvidas em optar pela aquisição da marca/produto/serviço que conseguir aproximar-se mais do seu desejo interior, e mesmo que essa não seja a solução mais racional ou a mais barata, é aquela que ele vai percepcionar como geradora de uma sensação mais positiva.

O posicionamento é a percepção do público em relação a uma determinada empresa e assumirá um papel decisivo, não só no momento crucial da escolha do consumidor (entre as diversas opções disponíveis no mercado), mas também no valor que este atribuirá à solução proposta.

Quanto maior for o valor percebido, mais estará o cliente disponível para pagar!


Artigo acerca de posicionamento e da importância do mesmo na perspectiva do marketing.
Publicado em Fevereiro de 2017 (Odivelas Notícias).
Voltar ao topo
Translate »
Facebook
LinkedIn
Follow by Email