Diferenciação – opção ou obrigação?

Qual a razão ou conjunto de razões que leva um consumidor a optar por comprar à empresa A em vez de comprar à empresa B?

anders-1022316_1920

Esta deverá ser uma das questões a colocar, sempre que quisermos começar um negócio ou alterar positivamente o rumo de um projecto empresarial que não esteja a correr bem.

Procurando o sucesso e a longevidade, a empresa tem de evidenciar uma capacidade distintiva das demais, ou seja, deverá apostar na criação de um conceito, assente na sua vantagem competitiva.

Por vantagem competitiva entende-se “aquela” característica ou recurso, que torna a empresa mais forte do que a generalidade dos concorrentes no mercado em que opera e que, sendo a génese da mesma, faz com que esta seja percebida pelo cliente como única.

Quer seja com a criação de um novo produto ou serviço, com a criação de uma nova categoria (nestes casos deixando claramente a concorrência a “combater” em território muito difícil) ou operando num mercado já preenchido, é essencial destacar o tal atributo exclusivo, que não possa ser facilmente copiado por terceiros e que será o garante de um caminho próspero para a empresa.

A boa notícia para quem entendeu o raciocínio anterior é que pode olhar com optimismo para o futuro, desde que se mantenha atento, activo e disponível para a mudança (dando total atenção à parte do processo que controla).

A má notícia é que se trata apenas de um ponto de partida!

Considerando a velocidade com que a realidade empresarial se altera, cada empresa tem obrigatoriamente que se reinventar a cada momento, antecipando e reagindo rapidamente através da leitura e interpretação dos sinais dados pelo mercado.

É por isso essencial aceitar que o desconforto criado pela concorrência é vital para a evolução do negócio e garantir simultaneamente que a matriz e autenticidade se mantêm presentes ao longo do tempo, realçando a cada oportunidade, a identidade diferenciadora afirmada com grande clareza desde o primeiro dia.


Artigo acerca de diferenciação e da sua importância na perspectiva do marketing.
Publicado em Janeiro de 2017 (Odivelas Notícias).
Voltar ao topo
Translate »
Facebook
LinkedIn
Follow by Email